FANDOM

Consórcio Editar

O consórcio é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo, baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, cuja finalidade é formar poupança comum destinada à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.

Surgimento do Consórcio Editar

O consórcio surgiu no ano de 1962, no Brasil sendo inicialmente apenas para a aquisição de veículos, o primeiro grupo de consórcio foi constituído por funcionários do Banco do Brasil. Acompanhando o crescimento da indústria automobilística, o sistema foi se multiplicando com a denominação de "consórcio de veículos", através de entidades e/ou associações de classe. Após estes anos o sistema evoluiu muito, e hoje podemos adquirir cotas de consórcio de vários tipos de bens, tais como: motocicletas, imóveis, aparelhos eletrônicos, tratores, máquinas, automóveis, caminhões, etc. 

Regulamentação do Sistema de Consórcio Editar

No dia 06 de fevereiro de 2008 entrou em vigor a Lei 11.795 que regulamentou o sistema de consórcio. A lei trouxe mais transparência ao sistema, pois permite a todos os consorciados os mesmos direitos dentro do Grupo.

O Banco Central do Brasil (BACEN) é o órgão responsável pela regulamentação do setor. Ele tem a autoridade competente para normatizar e fiscalizar as Administradoras de Consórcios, a fim de resguardar os interesses do grupo de consorciados.

ABAC/SINAC Editar

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e o Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio (SINAC) são as entidades representativas das Administradoras de Consórcios no Brasil. Elas atuam no aperfeiçoamento das normas e mecanismos do setor, perfazendo um eficiente canal de comunicação entre a classe, as autoridades competentes e os consorciados.

Administradora de ConsórcioEditar

Empresa especializada na organização e administração de grupos de consórcio para a aquisição de bens e serviços. Para atuar no Sistema de Consórcios, a administradora deverá ter autorização do Banco Central do Brasil. Administradoras de consórcios filiadas à ABAC.

Pessoa física e Pessoa jurídica Editar

Pessoa Física - Também é chamado de "pessoa natural". Para exercer uma atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônoma ou como sócia de uma empresa ou sociedade simples.

Pessoa jurídica - Não se relaciona ao indivíduo em si, mas em entidades, que possuem responsabilidades jurídicas perante a lei, conforme o artigo 40 do Código Civil , e estão divididas nas seguintes categorias: pessoas jurídicas de direito público (interno e externo) e pessoas jurídicas de direito privado.

Compra da cota Editar

Ao ingressar em um  grupo, é importante estar atento  às cláusulas do contrato e buscar esclarecimentos sobre itens como: crédito indicado no contrato; prazo de duração do grupo; percentual de contribuições; despesas que serão cobradas; tipos de seguro que poderão ser exigidos; e garantias que deverão ser fornecidas quando contemplado

Parcela Editar

É o valor pago mensalmente, correspondente à soma das parcelas referentes ao fundo comum, fundo de reserva, taxa de administração, além dos demais encargos previstos em contrato. A data de vencimento da prestação é fixada pela administradora, podendo ou não ser mensal. O consorciado obriga-se a pagar, na periodicidade indicada em contrato.

Image.jpg

Consórcio

LinksEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória